O profissional responsável pelo gerenciamento de uma obra deve possuir características específicas e saber prever dificuldadesA qualidade final da obra depende de muitas variáveis: orçamento, prazos, planejamento e mão de obra são apenas alguns dos pontos a serem avaliados durante a execução de um projeto. Com tantos pontos a serem levados em conta, é importante que um profissional capacitado em Gestão de Obras se responsabilize por todas as etapas do processo, garantindo assim o bom andamento da operação.

Na construção civil, várias atividades estão entrelaçadas e muitas vezes opiniões diferentes são expressas no canteiro de obras. Para evitar problemas é necessário que o gestor da obra tenha conhecimento de todas as atividades a serem desenvolvidas e também saiba montar um planejamento adequado. Algumas habilidades são fundamentais para o gestor poder fazer um bom trabalho, como organização, liderança, habilidades gerenciais e capacidade de planejamento.

Do início ao final da obra, qual é o papel do gestor?

Entendo que o principal papel do gestor da obra é garantir que a construção seja realizada dentro do prazo, respeitando os custos previstos na viabilidade econômico-financeira do empreendimento ou do contrato e atendendo aos padrões de qualidade e desempenho desejados pelo cliente.  Prazo, custo e qualidade são, portanto, as principais variáveis a serem controladas pelo gestor.  E cada uma delas tem enorme influência sobre as demais, ou seja, são interdependentes.  Por exemplo: o eventual atraso em uma das etapas da obra exigirá a recuperação do prazo nas etapas seguintes, o que poderá comprometer os custos e também a qualidade final dos serviços.